A higiene bucal é fundamental desde o nascimento do primeiro dentinho. Dentes saudáveis influenciam a nutrição, a fala e a autoestima das crianças. Problemas como a cárie dentária pode surgir cedo, afetando até 50% das crianças no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Uma rotina simples previne dores, infecções e tratamentos caros, promovendo sorrisos confiantes para a vida toda. A limpeza bucal deve começar assim que os primeiros dentes começam a irromper na cavidade bucal e adaptar as orientações a cada fase da criança evita problemas como doença cárie e doença periodontal, sendo a participação dos responsáveis muito importante.
Primeira infância (0-2 anos): Cuidados iniciais
Durante o período de amamentação exclusiva (6 meses) em que o bebê não possui dentes a higienização da boca não é necessária pois o leite materno não tem potencial cariogênico e ainda possui imunoglobulinas que auxiliam na imunidade da criança. Se for da vontade dos pais higienizar a limpeza da boca poderá ser feita utilizando gaze umedecida com água filtrada, uma vez ao dia.
Assim que o primeiro dente nascer (por volta dos 6 meses), já é obrigatória a utilização de escova infantil macia e creme dental com flúor (quantidade de meio grão de arroz). Escove no mínimo 2x/dia por 2 minutos.
Pré-escola (3-5 anos): Formando hábitos
Nessa idade as crianças começam a buscar independência, começam também a desenvolver a coordenação motora fina. Nesse momento podemos incentivar que a criança faça uma parte da escovação sozinha mas sempre de forma supervisionada, com os responsáveis “ repassando” o processo no final. A quantidade de pasta fluoretada aumenta para um grão de arroz inteiro. O uso do fio dental é importante!
Torne a experiência divertida com músicas, apps ou prêmios. Visite regularmente o dentista e limite o consumo de açúcares.
Idade escolar (6+ anos): Independência com supervisão
Começam as trocas dentárias e temos o nascimento dos primeiros molares permanentes. Os primeiros molares permanentes são dentes que nascem sem nenhum outro precisar cair e devido sua localização bem posterior merecem uma atenção especial. Aqui a escovação ainda precisa de supervisão porém com uma autonomia maior.